SER E CONVIVER: DOIS PILARES DA FORMAÇÃO
Ser e Conviver - 4 aulas
A partir de 8 anos
Como
Aproveitamos situações baseadas nos princípios de convivência social, envolvendo atividades reais do cotidiano para serem vivenciadas durante os encontros como:
- Convidar e receber um amigo em casa.
- Visitar pessoas.
- Agradecer a um convite.
- Proceder em diferentes eventos sociais como casamentos, aniversários, viagem, jantares e ambiente virtual.
- Saber organizar sua própria mala com critérios.
- Desenvolver valores como por exemplo a paciência, a gratidão, a perseverança, a simplicidade e a gentileza.
Resultados esperados
- Desenvolvimento da auto estima.
- Aguçamento da sensibilidade.
- Aquisição de competências para saber ser, conviver, compreender e atuar em sua própria vida e na - convivência com o outro.
- Desenvolvimento da autonomia para resolver situações de emergência, saber solucionar questões sem a presença dos pais, respeitando os limites de cada idade.
Como
Aproveitamos situações baseadas nos princípios de convivência social, envolvendo atividades reais do cotidiano para serem vivenciadas durante os encontros como:
- Convidar e receber um amigo em casa.
- Visitar pessoas.
- Agradecer a um convite.
- Proceder em diferentes eventos sociais como casamentos, aniversários, viagem, jantares e ambiente virtual.
- Saber organizar sua própria mala com critérios.
- Desenvolver valores como por exemplo a paciência, a gratidão, a perseverança, a simplicidade e a gentileza.
Resultados esperados
- Desenvolvimento da auto estima.
- Aguçamento da sensibilidade.
- Aquisição de competências para saber ser, conviver, compreender e atuar em sua própria vida e na - convivência com o outro.
- Desenvolvimento da autonomia para resolver situações de emergência, saber solucionar questões sem a presença dos pais, respeitando os limites de cada idade.
Consulte a agenda clicando aqui
Contato: ateliercatavento@outlook.com
Veja a programação clicando aqui
Contato: ateliercatavento@outlook.com
Veja a programação clicando aqui
OS 4 PILARES DA EDUCAÇÃO
É desejo de muitos pais que as crianças e os jovens participem das tarefas domésticas, cuidem de seus pertences pessoais, saibam se comportar em diferentes situações, solucionem problemas de ordem prática e desenvolvam a gentileza.
Quando a criança ajuda, e muitas são as formas dela participar, aprende a dar valor ao trabalho e também à pessoa que o faz.
Observando as possibilidades da idade, muitas são as tarefas que ela pode fazer para contribuir com a organização em casa: guardar os brinquedos, arrumar a cama, secar o cão, recolher roupas do varal, lavar uma fruta, molhar as plantas, lavar e secar a louça, tirar poeira, dobrar roupas, organizar uma gaveta, montar a própria mochila da escola, arrumar a mesa para uma refeição, varrer o chão, dentre tantas outras atividades.
Aproveitando então as situações do cotidiano, as crianças poderão vivenciar várias dessas situações de uma maneira natural e lúdica, no mini curso "Ser e Conviver", baseados nos 4 pilares da educação propostos pela Unesco:
• Aprender a conhecer, significa "aprender a aprender", para beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela educação ao longo da vida.
• Aprender a fazer é desenvolver a competência que torna a pessoa apta a enfrentar numerosas situações e a trabalhar em equipe. Além disso, aprender a fazer no âmbito das diversas experiências sociais.
• Aprender a conviver, desenvolvendo a compreensão do outro para realizar projetos comuns e preparar-se para gerenciar conflitos respeitando os diferentes valores.
• Aprender a ser, para desenvolver, o melhor possível, a personalidade e estar em condições de agir com uma capacidade cada vez maior de autonomia, discernimento e responsabilidade pessoal
http://unesdoc.unesco.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário.